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PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos para anais serão submetidos na sua área de participante até a data:

16 de junho de 2025
MÓDULO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades:

Comunicação Oral (CO) e Relato de Experiência (RE)

CONHEÇA NOSSOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Os simposios temáticos foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

O presente simpósio, sobre literaturas amefricanas, espera receber submissões a interpretar a categoria de amefricanidade e calibanesca, propostas por Lélia González (2020) e Retamar (2024), em diálogo com uma produção ensaística afro-caribenha e afro-latinoamericana. Com tal proposta, visamos a avançar em nossos conhecimentos sobre obras literárias, ensaio e produção científica, assim como promover intercâmbios entre pesquisas acerca das literaturas amefricanas e calibanescas no Caribe e nas Américas de língua espanhola, francesa e portuguesa, preferencialmente (do ponto de vista metodológico) mediante estudos de caso ou abordagens comparativas. Ante o exposto, a presente chamada acolhe a submissão de trabalhos atinentes a investigações sobre: literaturas amefricanas e calibanescas (nas quais se pensa, em relação de continência: as literaturas afrobrasileiras; as literaturas afro-caribenhas; as literaturas afro-latinoamericanas contemporâneo); assim como investigações sobre pensamento crítico amefricano e calibanesco em sua relação com as referidas literaturas, naquilo que, em um horizonte de contribuição a uma teoria literária possível, fomentem “[…] a elaboração de novas categorias de análise e, por consequência, novas epistemologias para pensar as literaturas de autoria negra” (RAMOS, 2022, p. 123).
 
Coordenadores:
Josinaldo Oliveira dos Santos (UESPI)
Jhonnatas dos Santos Sousa (UFPI)
Esta mesa redonda tem como propósito apresentar e discutir resultados de pesquisas linguísticas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvidas no âmbito de grupos de pesquisa e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os estudos em foco abordam as variações linguísticas presentes na Libras em contextos locais, com ênfase na construção da identidade linguística de surdos piauienses. Além disso, serão debatidos os discursos de resistência protagonizados por pesquisadores e membros da comunidade acadêmica surda no processo de legitimação da Libras como uma língua natural, verbal e humana. A mesa busca promover reflexões sobre o papel da pesquisa linguística na valorização das especificidades regionais da Libras e na consolidação de sua representação no campo científico.
 
Coordenadores:
Prof. Dr Clevisvaldo Pinheiro Lima (UFPI/Unicamp)
Profa. Dra. Valdeny Costa de Aragão (UFPI)
Profa. Me. Geisymeire Pereira do Nascimento (UFPI/PPGEL)
Desnecessário recordar a importância dos estudos linguísticos e semióticos para nossa sociedade. “A linguagem é uma inesgotável riqueza de múltiplos valores. A linguagem é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos” (HJELMSLEV, 1975, pág. 1). É exatamente assim como Hjelmslev inicia os seus Prolegômenos a uma teoria da linguagem. O ser humano está condenado à linguagem; está condenado ao sentido. Deste modo, considerando a indissociabilidade da linguagem à atividade humana; considerando que o projeto de uma teoria semiótica tem “como meta a descrição do que Louis Hjelmslev denominou ‘forma do conteúdo’, uma espécie de estrutura geral da significação que subjaz aos textos, sejam eles verbais ou não verbais”(TATIT, 2010); reconhecendo o valor e relevância dos estudos linguísticos e semióticos não só para os acadêmicos de Letras (ou áreas afins) mas para a comunidade em geral; considerando que a manifestação da linguagem por meio de uma língua natural específica suscita idiossincrasias linguísticas; considerando a relevância dos estudos culturais, literários e linguísticos hispânicos para nossa sociedade; o presente simpósio temático visa discutir as contribuições dos trabalhos linguísticos, prioritariamente, a partir da semântica formal e da semiótica francesa. Ademais, pretende, evidenciar as eventuais zonas de interseção entre ambas teorias.
 
Coordenadores:
Prof. Dr. Demócrito de Oliveira Lins 
Profa. Dra. Leiliane de Vasconcelos Silva
Educar nas e para as línguas não é apenas um ato de importância cognitiva, mas um ato principalmente político. O presente simpósio temático busca refletir teorias e práticas didático-pedagógicas que fomentem o letramento discursivo e o letramento multimodal crítico de agentes dos processos educativos (professores e alunos) no ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras, a fim de que estes possam desenvolver práticas de ensino multimodal crítico e/ou discursivas no ensino de português, espanhol e inglês. Esses tipos de letramentos não se limitam à prática de leitura e escrita baseada na sistematização da língua, sua decodificação e codificação, mas vão além, ao tomá-los sob a perspectiva da linguagem como uma atividade social e discursiva atravessada pela história e pela ideologia e levam à reflexão sobre como a linguagem é usada e como pode influenciar a nossa compreensão de mundo. Portanto, pretende-se reunir trabalhos que abordem sobre uma educação linguística crítica (GARCEZ, 2008) em prol da formação de um cidadão capaz de posicionar-se no mundo contemporâneo, compreendendo-o na sua complexidade e capaz de fazer leituras críticas das realidades que o cercam e sobre como trabalhar com materiais didático-pedagógicos à luz das teorias da Análise do Discurso e da Multimodalidade com foco na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996] 2006; VAN LEEUWEN (2017)). Sobre o letramento multimodal, de acordo com Walsh (2010), falar, ouvir, ler, escrever e “viewing” são competências interdependentes e que se inter-relacionam na linguagem e nas práticas de letramento em contexto escolar. O termo“viewing” cunhado por Callow (2013), remete à ideia de ir além do simples ato de ver a imagem com o propósito de compreender como o modo semiótico imagético constrói sentidos. Pela teoria da Análise do Discurso materialista vista em Michel Pêcheux ([1975]2014) e em Orlandi (2009), (2012), ambos concebem os discursos como efeitos de sentido entre locutores em meio à opacidade da linguagem, analisados a partir da relação língua - sujeito – história- ideologia. Portanto tem-se a língua como complexa, heterogênea e contraditória, cujas materialidades verbais/imagéticas adquirem valor pela posição sócio-política, econômica e cultural dos sujeitos que a enunciam. Desse modo, pretende-se reunir trabalhos que também possam refletir sobre a possibilidade em sala de aula de através dos materiais didático-pedagógicos, desconstruir os sentidos estabilizados, dominantes e produzir contradiscursos na luta contra as desigualdades sociais.
 
Coordenadores: 
Profa. Dra. Luciana Maria Libório Eulálio
Profa. Dra. Maria Eldelita Franco Holanda
As linhas que delimitam a experiência literária nem sempre são claramente traçadas. Elas se deslocam e cintilam, moldadas pelos padrões linguísticos e pela imaginação narrativa. Neste simpósio, convidamos estudiosos e pesquisadores a contribuírem com trabalhos no ponto de confluência entre a estilística literária e a ficção especulativa — dois domínios cuja interação continua a gerar tanto percepções críticas quanto maravilhamento cognitivo. A estilística literária, como campo de estudo integrado, faz a ponte entre o rigor sistemático da linguística e a flexibilidade interpretativa da crítica literária. Ela oferece uma abordagem fundamentada, mas sensível ao leitor, às texturas da prosa e da poesia, permitindo que estudiosos articulem como os efeitos literários emergem das estruturas linguísticas em contexto (Stockwell, 2020; Jeffries & McIntyre, 2010; Toolan, 2014). É justamente nessa tensão entre estrutura e significado, entre forma e sentimento, que a estilística floresce. A ficção especulativa, por sua vez, é o laboratório imaginativo da literatura. Engloba uma família de gêneros, incluindo ficção científica, distopia, fantasia, horror e realismo mágico, que coletivamente exploram realidades alternativas, futuros imaginados, presentes estranhados e passados inquietantes. É por meio dessas narrativas do tipo "e se" que a ficção especulativa desafia e reconfigura nossos horizontes cognitivos e emocionais (Norledge, 2022; Noletto, 2024). Este simpósio busca colocar essas áreas em diálogo produtivo, com o objetivo de fomentar esse tipo de discussão no Brasil. Aceitamos submissões em inglês, português ou espanhol que utilizem as ferramentas da estilística literária para analisar textos especulativos escritos em inglês ou traduzidos de/para o inglês. Essas análises podem incluir — mas não se limitam a — explorações estilísticas sobre:
  1. Desfamiliarização e estranhamento cognitivo;
  2. Teoria dos esquemas e ativação esquemática dos leitores na construção de mundos;
  3. Metáfora e construção figurativa em realidades estranhadas ou inventadas;
  4. Estilística telecinemática, estilística multimodal, adaptação e tradução;
  5. Imersão;
  6. Glossopoesia e estilística de línguas inventadas e construção linguística de mundos.

No espírito da própria estilística, convidamos uma pluralidade de abordagens: cognitivas, multimodais, pedagógicas, narrativas e experimentais. Temos especial interesse em incluir pesquisadores em início de carreira e estudantes de pós-graduação, além de explorar a estilística tanto nos contextos anglófonos quanto nos contextos globais da ficção especulativa.
 
 
The boundary lines of literary experience are not always sharply drawn. They shift and shimmer, reshaped by linguistic patterning and narrative imagination. In this symposium, we invite scholars and researchers to contribute papers at the confluence of literary stylistics and speculative fiction, two domains whose interaction continues to yield both critical insight and cognitive wonder. Literary stylistics, as an integrated field of study, bridges the systematic rigour of linguistics with the interpretive flexibility of literary criticism. It offers a principled, yet reader-sensitive approach to the textures of prose and poetry, allowing scholars to articulate how literary effects arise from language structures in context (Stockwell, 2020; Jeffries & McIntyre, 2010; Toolan, 2014). It is precisely in this tension between structure and significance, between form and feeling that stylistics thrives. Speculative fiction, meanwhile, is the imaginative laboratory of literature. It encompasses a family of genres, including science fiction, dystopia, fantasy, horror, and magic realism, which collectively explore alternative realities, imagined futures, estranged presents, and uncanny pasts. It is through such “what if” narratives that speculative fiction both challenges and reconfigures our cognitive and emotional landscapes (Norledge, 2022; Noletto, 2024). This symposium seeks to bring these areas into productive conversation, with a view to fostering this type of discussion in Brazil. We welcome submissions in English, Portuguese, or Spanish that deploy the literary stylistics toolkit to analyse speculative texts written in English or translated into/from English. These may include – but are not limited to – stylistic explorations of:

• Defamiliarisation and cognitive estrangement;
• Schema theory and readers’ schematic activation in world-building;
• Metaphor and figurative construal in estranged or invented realities;
• Telecinematic stylistics, multimodal stylistics, adaptation, and translation;
• Immersion;
• Glossopoesis and the stylistics of invented languages and linguistic world building.

In the spirit of stylistics itself, we invite a plurality of approaches: cognitive, multimodal, pedagogic, narrative, and experimental. We are especially keen to include early career researchers and postgraduate students, and to explore stylistics in both Anglophone and global contexts of speculative fiction.
 
Coordenadores/Coordinators:
Prof. Dr. Israel A. C. Noletto (IFPI)
Prof. Esp. Antônio Mitomari (IFPI)
Falar do Diploma de Espanhol em Língua Espanhola (DELE) é fazer referência a um exame que tem um reconhecimento a nível mundial, porém nem sempre é conhecido ou, se conhecido, valorizado como teria que ser feito. O referido Exame é aplicado pelo Instituto Cervantes (Espanha) e tem a sua origem no ano de 1991. A través do DELE são avaliadas as denominadas competências linguísticas, sendo 02 de caráter mais receptivas: a competência leitora e a competência auditiva e 02 mais produtivas: a competência escrita e a competência oral, tendo como pano de fundo a competência gramatical. Vale destacar que dito Exame possui vários níveis que vão desde o mais simples: nível escolar A1 e A2 e que vai tendo uma exigência de conhecimento cada vez maior: B1 (Inicial); B2 (Intermediário) C1 e C2 (Superior). Como atuais ou futuros Professores(as) de língua espanhola o Exame possui um caráter avaliativo que nos possibilita ver qual o grau de conhecimento que possuímos da língua espanhola assim como, principalmente, verificar o domínio que temos nos níveis receptivos e produtivos. Vale ressaltar que os critérios de avaliação estão associados ao Marco Comum Europeu de Referência para as línguas e, que especificamente, no nível oral possui uma Escala holística (mais global) e uma Escala analítica (mais específica) como critério. A partir do exposto este Simpósio Temático pretende congregar trabalhos que estejam relacionados com o Exame DELE e que contemplem as Competências Comunicativas: Leitora, Escrita, Auditiva, Oral e Gramatical.
 
Coordenador:
Prof. Omar Mario Albornoz
Este simpósio temático convida pesquisadoras(es), docentes e estudantes a submeterem propostas que articulem teoria e prática no campo da Linguística Aplicada com foco no ensino de língua inglesa (TESOL). Alinhado aos objetivos do curso Advanced Topics in Applied Linguistics and TESOL, o simpósio busca refletir criticamente sobre abordagens de ensino, teorias de aquisição, políticas linguísticas e práticas pedagógicas situadas em diferentes contextos educacionais. A Linguística Aplicada, compreendida aqui como um campo indisciplinar (Moita Lopes, 2006), permite o diálogo com áreas como a pragmática, a sociolinguística, os estudos identitários, a pedagogia crítica e as tecnologias educacionais. O simpósio acolhe relatos de pesquisa empírica, reflexões teóricas e experiências práticas, que contribuam para o aprimoramento do ensino de inglês em contextos diversos. Para tanto, são bem-vindas propostas em diversos formatos digitais, tais como comunicações orais, painéis interativos, mesas-redondas virtuais e atividades práticas conduzidas em ambientes digitais. Tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a:

• Ensino de inglês em nível intermediário: estratégias, desafios e desenvolvimento da competência comunicativa (cf. Brown, 2007);
• Ensino bilíngue: políticas, práticas e ideologias linguísticas em contextos escolares (cf. García & Wei, 2014; Leite, 2020);
• Ensino de inglês no Ensino Médio: articulações com a BNCC, formação docente e realidades locais; • Abordagens comunicativas, aprendizagem baseada em tarefas e propostas
pós-método (cf. Richards & Rodgers, 2014; Kumaravadivelu, 2003);
• Processos de aquisição de L2 e suas implicações para o ensino (cf. Spolsky, 2012);
• Ensino de inglês mediado por tecnologias digitais e ambientes virtuais deaprendizagem (AVA), com foco na interação, autonomia e formação docente;
• Uso crítico e reflexivo de Inteligência Artificial (IA) no ensino de inglês: desenvolvimento de materiais didáticos, implicações pedagógicas e éticas, e práticas docentes.

O simpósio busca fomentar o diálogo entre teoria e prática, incentivando propostas que revelem sensibilidade às condições locais de ensino e abertura à reflexão crítica sobre o papel social do ensino de inglês no mundo contemporâneo.
 
Coordenador: 
Profa. Dra. Rivanda Medeiros
O presente Simpósio tem por objetivo, congregar trabalhos que contemplem temas voltados á escrita de si, memória e  autobiografia seja escrita em formato de diários, memórias, testemunho por alunos e professores que participam do PIBID  em língua portuguesa e espanhola.A escrita de si é um campo bem vasto e abrange muitas obras literárias que  abordam as recordações de sua vida, no caso Quanto aos conteúdos trabalhados nesse Subprojeto serão os de Língua e Cultura Espanholas relacionados às suas estruturas básicas, intermediárias e avançadas de espanhol que estão sendo ministrados nas Escolas públicas que  são ou foram núcleos do referido Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência,  voltadas à escrita de si (autobiografia e autoficção) em Língua Espanhola e motivarem os alunos envolvidos no processo a escreverem suas histórias de vida, seja em prosa ou em formato de relato de experiências.Como tema e apresentam fortemente a questão da memória como algo recorrente, e como consequência de recordações dos alunos do Ensino Médio envolvidos com o Programa do Pibid, é natural que estes relatos possam tratar de  trauma, violência ou sentimentos afetivos bons ou ruins narrados pelos  personagens envolvidos nestas narrativas, bem como suas experiências com o Projeto pelos pibidianos.  Diante disso, a investigação dos elementos do trauma e da memória é necessária para elucidar a problemática em torno da relação entre as obras que aqui se propõem analisar dos textos literários que se encaixam no gênero da escrita de si.
 
Coordenador:
Profa. Dra. Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI/UFPI)
Profa. Me. Laura Torres de Alencar Neta (UESPI)
O Simpósio sobre Romance Político Latino-americano se propõe como um espaço de diálogo e reflexão em torno das múltiplas manifestações literárias que abordam a interseção entre política, história e memória na América Latina. Convidamos acadêmicos, professores, estudantes, jornalistas, críticos e estudiosos em geral a submeterem seus trabalhos relacionados ao tema do romance político na literatura latino-americana.Este evento busca explorar como as narrativas romanescas refletem, questionam e reinterpretam realidades políticas e sociais da região, evidenciando a pluralidade de vozes e estilos que a caracterizam. Serão abordados aspectos como as manifestações literárias do gênero, a memória coletiva, os diversos autores e suas produções, testemunhos, análises comparativas e crítica literária, além da influência dos contextos históricos que moldam a literatura política.Os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas pesquisas, experiências e reflexões, promovendo um diálogo aberto e enriquecedor. Aceitamos propostas na forma de palestras, mesas-redondas ou oficinas, que devem ser enviadas até a data limite especificada. Nosso objetivo é criar um ambiente acadêmico estimulante que favoreça o intercâmbio de ideias e a colaboração entre diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.
 
Coordenadores: 
Ana Paula da Silva Santos (Doutoranda em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba)
Ryhã Henrique Caetano e Souza (Doutorando em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba)
Thiago de Araújo Lira (Doutorando em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba)
A violência de gênero permeia as relações na sociedade moderna, tendo como consequência a discriminação, violência, feminicidio e como pontua Rita Segato (2016) o femigenocidio a depender do olhar à sistemazação do ato violento, além de outras formas de dominação e subalternização de mulheres.  Ações que perpassam a intolerância e a rejeição do outro resultam na exclusão, ou mesmo no extermínio, de pessoas que não se adequam ao comportamento convencional instituído pela sociedade e  pela cultura patriarcal. As relações cotidianas no espaço urbano, que também é político, têm sido marcadas por agressivas investidas contra a vida, banalizando o sentimento de desrespeito ao outro. Iniciam-se por uma escalada de rituais de violência tais como xingamentos, humilhações, ameaças, castigos físicos, agressões sexuais, culminando em feminicídios, atos que como menciona Heleieth Saffioti(2015) são realizados  contra os direitos humanos.Quanto a isso é relevante a ótica das questões interseccionais, pois, para (Akotirene, 2023, p. 190), “a escravização nos tornou posse de outros seres humanos, submetidos ao racismo patriarcal” o que faz com que o corpo feminino esteja submetido as mais diversas formas de violências. Nosso objetivo  neste simpósio é discutir as repercussões sociais  da violência contra as mulheres em narrativas produzidas por mulheres, explorando como essa prática pode perpetuar estereótipos de gênero, reforçar o patriarcado e influenciar decisões judiciais. Pretendemos reunir investigações que abordem a relação entre a confissão, a culpabilização das vítimas e a (in)visibilidade das verdadeiras causas estruturais do feminicídio e todo tipo de violência cometida contra as mulheres, sejam elas crianças, adolescentes, adultas e mesmo idosas. Além disso, discutiremos as consequências dessas violências presentes  no imaginário coletivo, que tem na dimensão do  gênero um  espaço para expressar violentamente a força e o poder  masculino, e nas práticas jurídicas. Contribuindo para o entendimento da interseção entre gênero, poder e justiça nas diversas realidades sociais.
 
Coordenadores: 
Margareth Torres de Alencar. (UESPI/UFPI)
Ana Raquel de Sousa Lima.(IFPI)
Susana Beatriz Cella (UBA)
O Simpósio sobre a Literatura do Caribe Colombiano se propõe como um espaço de encontro e reflexão em torno das diversas manifestações literárias dessa rica região. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, convidamos acadêmicos, professores, estudantes, jornalistas, críticos e estudiosos em geral a apresentarem seus trabalhos relacionados à temática da literatura caribenha. Este evento busca explorar a interseção entre literatura, cultura, identidade e contexto social no Caribe colombiano, destacando a pluralidade de vozes e estilos que compõem essa rica tradição literária. Serão abordados aspectos como as manifestações literárias, a memória, seus diversos escritores e produções, testemunhos, análises comparativas e crítica literária, além da influência da oralidade, da musicalidade da prosa e dos movimentos literários surgidos na região, bem como sua relevância no contexto contemporâneo. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas pesquisas, experiências e reflexões, promovendo um diálogo aberto e enriquecedor. Serão aceitas propostas em formato de comunicações orais, que devem ser enviadas antes do prazo estipulado. Nosso objetivo é criar um ambiente acadêmico estimulante que favoreça o intercâmbio de ideias e a colaboração entre diferentes disciplinas e áreas do conhecimento. Esperamos contar com sua participação para, juntos, celebrarmos a riqueza da literatura do Caribe colombiano!
 
 
El Simposio sobre la Literatura del Caribe Colombiano se propone como un espacio de encuentro y reflexión en torno a las diversas manifestaciones literarias de esta rica región. A través de un enfoque interdisciplinario, invitamos a académicos, profesores, estudiantes, periodistas, críticos y estudiosos en general a presentar sus trabajos relacionados con la temática de la literatura caribeña.Este evento busca explorar la intersección entre literatura, cultura, identidad y contexto social en el Caribe colombiano, destacando la pluralidad de voces y estilos que conforman esta rica tradición literaria. Se abordarán aspectos como las manifestaciones literarias, la memoria, sus diversos escritores y sus producciones, testimonio, análisis comparativos y crítica literaria, además de la influencia de la oralidad, la musicalidad de la prosa y los movimientos literarios que han surgido en la región, así como su relevancia en el contexto contemporáneo. Los participantes tendrán la oportunidad de compartir sus investigaciones, experiencias y reflexiones, fomentando un diálogo abierto y enriquecedor. Se aceptan propuestas en forma de ponencias, las cuales deben enviarse antes de la fecha límite especificada. Nuestro objetivo es crear un ambiente académico estimulante que promueva el intercambio de ideas y la colaboración entre distintas disciplinas y ámbitos del conocimiento. ¡Esperamos contar con su participación para juntos celebrar la riqueza de la literatura del Caribe colombiano!
 
Coordenador: 
Dr.Teobaldo Noriega (Trent University, Canadá)
Este simpósio temático tem como objetivo reunir estudos e experiências que investiguem o papel da literatura de língua inglesa como recurso pedagógico no ensino de inglês como língua adicional, com ênfase especial no uso de graded readers e adaptações multimodais de obras literárias clássicas e contemporâneas, como graphic novels. A literatura é reconhecida como ferramenta para o
desenvolvimento linguístico, crítico e intercultural (Paran, 2008; Hall, 2015), promovendo práticas significativas de leitura e facilitando o acesso ao cânone literário anglófono (Day & Bamford, 1998; Hill, 2008). Nesse contexto, a perspectiva dos multiletramentos, conforme discutida por Rojo (2009) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), destaca a centralidade das múltiplas linguagens, mídias e práticas culturais nos processos contemporâneos de ensinoaprendizagem. Adaptar obras literárias em níveis linguísticos adequados e em formatos multimodais e digitais amplia o acesso dos aprendizes, favorecendo leitores críticos e socialmente engajados (Cosson, 2014; Versaci, 2007). Serão acolhidas propostas teóricas, relatos de experiência e pesquisas empíricas que articulem literatura, ensino de inglês e multiletramentos, contemplando temas como: uso pedagógico de graded readers; adaptações em graphic novels de autores como Shakespeare, Austen e Orwell; letramento literário e leitura multimodal; projetos de leitura em ambientes presenciais, híbridos ou digitais; mediação literária com aprendizes de distintas idades e níveis de proficiência; produção de materiais didáticos e sequências didáticas com literatura adaptada; e práticas que valorizem diversidade textual, acessibilidade linguística e engajamento estético (Kramsch, 1993; Norton, 2000). Este simpósio acolhe reflexões que compreendam a literatura como ponte entre linguagem, cultura, tecnologia e ensino, enfatizando abordagens críticas e inclusivas no ensino de inglês como língua adicional.
 
Coordenadores: 
Profa. Dra. Jeane Virgínia Costa do Nascimento
Prof. Esp. Welson Dias de Oliveira
Este simpósio temático convida pesquisadoras(es), docentes e estudantes a submeterem propostas que articulem teoria e prática no campo da Linguística Aplicada, com foco no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) e suas intersecções com a música. Alinhado a abordagens interdisciplinares e a perspectivas críticas de ensino de línguas, o simpósio propõe refletir sobre o papel da música como recurso pedagógico, expressão cultural e ferramenta de mediação linguística no ensino de espanhol em contextos multilíngues e multiculturais.
 
Considerando que o ensino de línguas não pode ser dissociado das práticas socioculturais nas quais está inserido (Pennycook, 2010; Moita Lopes, 2006), este simpósio compreende a música não apenas como suporte didático, mas como linguagem e discurso social que favorece a construção de sentidos, identidades e afetos. A canção, em especial, aparece como um espaço fértil para o trabalho com léxico, fonética, pragmática, variação linguística, culturas hispânicas e desenvolvimento da competência comunicativa.
 
O simpósio acolhe propostas que apresentem investigações empíricas, reflexões teóricas ou relatos de práticas pedagógicas em torno da música como instrumento de ensino-aprendizagem do espanhol. Incentiva-se a abordagem de metodologias inovadoras, análise de letras de músicas como gêneros discursivos, uso de tecnologias digitais e ambientes virtuais, bem como discussões sobre políticas
linguísticas e formação docente para o ensino de ELE mediado por práticas musicais.

Coordenadores:
Profa. Me. Aline Morais
Prof. Me. João Compagnon
O objetivo é estabelecer um diálogo entre o ensino-aprendizagem do espanhol e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em interface com a autonomia dos aprendizes, a inteligência artificial, a exploração das affordances e a
literatura, nos quais se constituem em uma reflexão crítica no contexto do ensino de línguas.

A proposta visa reunir pesquisadores, professores e estudantes interessados em discutir sobre o uso de tecnologias emergentes no ensino de línguas. Busca-se, congregar trabalhos que utilizam bases teóricas voltadas às affordances, autonomia, TDICs, Multiletramentos e letramentos digitais e Percepção.

Além disso, busca compreender como as affordances oferecidas pelas TDICs são percebidas e utilizadas pelos aprendizes para promover uma aprendizagem mais significativa. Ainda as implicações éticas e pedagógicas do uso da inteligência artificial no ensino de línguas, considerando aspectos como a privacidade dos dados e o papel do professor nesse novo cenário.
 
Coordenadoras:
Profa. Me. Aline Cristiane Morais de Souza Soares
Profa. Me. Sandra Helena Andrade de Oliveira

O simpósio intitulado “Interfaces entre linguagem, tecnologias, texto e leitura na educação” tem como objetivo fomentar o diálogo interdisciplinar acerca dos efeitos das tecnologias digitais e tradicionais nas práticas linguísticas e nos processos de ensino aprendizagem, com ênfase na leitura em contextos educacionais e sociais diversos. Visa refletir sobre as interfaces entre a linguística e as novas tecnologias, destacando as transformações relativas ao conceito e ao uso do texto — tanto impresso quanto digital — no âmbito educacional. Partindo da premissa de que as tecnologias instauram novas modalidades de interação entre língua, sujeitos e práticas sociais, propõe-se uma reflexão acerca dos impactos dessas mudanças no ensino das práticas de escrita e leitura, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades sociais ou por perfis leitores atípicos. Ademais, pretende acolher reflexões, relatos de experiência e pesquisas que integrem estudos recentes em neurociência da leitura, visando compreender como processos cognitivos influenciam a aquisição e o desenvolvimento das habilidades leitoras — conhecimentos que podem subsidiar práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas. Serão acolhidos trabalhos que estabeleçam diálogo com temas como leitura e multiletramentos, gêneros digitais, ensino de língua portuguesa e literatura, formação docente, neurociência da leitura e outros temas relacionados. Convidam-se pesquisadores(as), docentes da Educação Básica, do Ensino Superior e estudantes de graduação e pós-graduação para submeterem suas contribuições para este simpósio.
 
Coordenadores: 
Profa. Dra. Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI)
Profa. Me. Francineide Fernandes de Araújo (PPGEL/UFPI)

XI Congresso Internacional de Línguas e Literaturas VII Colóquio do núcleo de Estudos Hispânicos do CCHL-UESPI VI Seminário de Prática Docente I Simpósio do ANGLOLIT

Chão da Escola e Oficinas de Crítica Literária e Escrita Autobiográfica de Sujeitos Excluídos e Esquecidos na Produção de Escritores Latino Americanos.