As linhas que delimitam a experiência literária nem sempre são claramente traçadas. Elas se deslocam e cintilam, moldadas pelos padrões linguísticos e pela imaginação narrativa. Neste simpósio, convidamos estudiosos e pesquisadores a contribuírem com trabalhos no ponto de confluência entre a estilística literária e a ficção especulativa — dois domínios cuja interação continua a gerar tanto percepções críticas quanto maravilhamento cognitivo. A estilística literária, como campo de estudo integrado, faz a ponte entre o rigor sistemático da linguística e a flexibilidade interpretativa da crítica literária. Ela oferece uma abordagem fundamentada, mas sensível ao leitor, às texturas da prosa e da poesia, permitindo que estudiosos articulem como os efeitos literários emergem das estruturas linguísticas em contexto (Stockwell, 2020; Jeffries & McIntyre, 2010; Toolan, 2014). É justamente nessa tensão entre estrutura e significado, entre forma e sentimento, que a estilística floresce. A ficção especulativa, por sua vez, é o laboratório imaginativo da literatura. Engloba uma família de gêneros, incluindo ficção científica, distopia, fantasia, horror e realismo mágico, que coletivamente exploram realidades alternativas, futuros imaginados, presentes estranhados e passados inquietantes. É por meio dessas narrativas do tipo "e se" que a ficção especulativa desafia e reconfigura nossos horizontes cognitivos e emocionais (Norledge, 2022; Noletto, 2024). Este simpósio busca colocar essas áreas em diálogo produtivo, com o objetivo de fomentar esse tipo de discussão no Brasil. Aceitamos submissões em inglês, português ou espanhol que utilizem as ferramentas da estilística literária para analisar textos especulativos escritos em inglês ou traduzidos de/para o inglês. Essas análises podem incluir — mas não se limitam a — explorações estilísticas sobre:
- Desfamiliarização e estranhamento cognitivo;
- Teoria dos esquemas e ativação esquemática dos leitores na construção de mundos;
- Metáfora e construção figurativa em realidades estranhadas ou inventadas;
- Estilística telecinemática, estilística multimodal, adaptação e tradução;
- Imersão;
- Glossopoesia e estilística de línguas inventadas e construção linguística de mundos.
No espírito da própria estilística, convidamos uma pluralidade de abordagens: cognitivas, multimodais, pedagógicas, narrativas e experimentais. Temos especial interesse em incluir pesquisadores em início de carreira e estudantes de pós-graduação, além de explorar a estilística tanto nos contextos anglófonos quanto nos contextos globais da ficção especulativa.
The boundary lines of literary experience are not always sharply drawn. They shift and shimmer, reshaped by linguistic patterning and narrative imagination. In this symposium, we invite scholars and researchers to contribute papers at the confluence of literary stylistics and speculative fiction, two domains whose interaction continues to yield both critical insight and cognitive wonder. Literary stylistics, as an integrated field of study, bridges the systematic rigour of linguistics with the interpretive flexibility of literary criticism. It offers a principled, yet reader-sensitive approach to the textures of prose and poetry, allowing scholars to articulate how literary effects arise from language structures in context (Stockwell, 2020; Jeffries & McIntyre, 2010; Toolan, 2014). It is precisely in this tension between structure and significance, between form and feeling that stylistics thrives. Speculative fiction, meanwhile, is the imaginative laboratory of literature. It encompasses a family of genres, including science fiction, dystopia, fantasy, horror, and magic realism, which collectively explore alternative realities, imagined futures, estranged presents, and uncanny pasts. It is through such “what if” narratives that speculative fiction both challenges and reconfigures our cognitive and emotional landscapes (Norledge, 2022; Noletto, 2024). This symposium seeks to bring these areas into productive conversation, with a view to fostering this type of discussion in Brazil. We welcome submissions in English, Portuguese, or Spanish that deploy the literary stylistics toolkit to analyse speculative texts written in English or translated into/from English. These may include – but are not limited to – stylistic explorations of:
• Defamiliarisation and cognitive estrangement;
• Schema theory and readers’ schematic activation in world-building;
• Metaphor and figurative construal in estranged or invented realities;
• Telecinematic stylistics, multimodal stylistics, adaptation, and translation;
• Immersion;
• Glossopoesis and the stylistics of invented languages and linguistic world building.
In the spirit of stylistics itself, we invite a plurality of approaches: cognitive, multimodal, pedagogic, narrative, and experimental. We are especially keen to include early career researchers and postgraduate students, and to explore stylistics in both Anglophone and global contexts of speculative fiction.
Coordenadores/Coordinators:
Prof. Dr. Israel A. C. Noletto (IFPI)
Prof. Esp. Antônio Mitomari (IFPI)